sábado, 21 de maio de 2011

Um dia com As Cerimonialistas!


Olá pessoas bonitas!
Como estão? Esperamos que bem..
Eu sei, eu sei.. estávamos sumidas mesmo!
 Muito trabalho, algumas viagens, evento casar... e muitas outras coisas nos ocuparam essa semana  e pra melhorar a pagina do blogger esteve (pelo menos para nós) fora do ar durante a semana passada inteira, só voltou no domingo L, Mas, como todo que é vivo (Tim, claro ou Oi! Ssrsr ) sempre aparece: V O L T A M O S ! rrsrsrs 
Trabalho! 
Bom, atendendo a pedidos, que não foram poucos, hoje vamos relatar um pouco do nosso trabalho e responder uma pergunta antiga e que gera muitas duvidas nas pessoas:Mas, afinal o que faz uma cerimonialista? De uma maneira geral nós temos um serviço bem diferenciado do que é oferecido no mercado e não temos segredo nenhum para guardar a sete chaves que não possamos compartilhar com vocês. O  que a maior parte das cerimonialistas faz eu até sei, não questiono,nem critico, até por que cada uma tem a sua metodológia de trabalho!
Preparação para reunião com as Noivas! 
Por isso eu respeito as decisões da minha socia :x srrs 
E a nossa é diferenciada: Trabalhamos com o coração e as nossas noivas são em sua grande maioria (em média 90%) nossas amigas (que acabam de nos conhecer e serão pra sempre srrs ) o que faz o nosso trabalho ser muito diferente, outra coisa: Não fazemos propaganda nosso trabalho é composto em 95% por indicação! Raros são os casos em que a noiva não nos conhece ou nunca ouviu falar de nós e no contratou! Gostamos muito disso! E graças a Deus temos tido dificuldade com as datas! Muitas datas já estão fechadas ate em 2012!  E nós não pretendemos trabalhar com 2 equipes, só fazemos casamentos juntas e no Maximo 2 casamentos por mês por uma questão de manter o bom atendimento das nossas noivas! Como vocês sabem na semana do casamento entramos em quarentena e teoricamente trabalhamos duas semanas para os casamentos e temos mais 2 semanas para resolver todas as outras coisas! Adoro! Srrs Obvio que não da pra ser hipócrita e dizer que não gostamos da grana! Srs como todas as pessoas também trabalhamos por causa do dinheiro (afinal temos um filho chamado faculdade para sustentar até o ano que vem,quando ele ganha a maioridade civil e deixa de ser dependente de nós! Srrs o meu filho se chama Faesa srsr ) mas a gente as vezes pensa mais na realização dos sonhos das pessoas que na grana; A gente sempre facilita o pagamento ( e temos o serviço exclusivo da noiva poder dividir os valores até a data do casamento delas, com isso elas conseguem também equilibrar os gastos ao longo do período de planejamento do casamento) e  para as  pra que possamos cada vez mais mostrar o diferencial do nosso trabalho por ai! E a certeza que temos é que elas jamais irão se arrepender do investimento! 
Gostamos de acompanhar todos os passos das nossas noivas , controlamos todas as coisas para que tudo seja perfeito no grande dia delas e sempre que possível uma de nós a acompanha para que elas se sintam mais seguras com  as decisões a serem tomadas.
Reunião de planejamento! 
De um modo geral uma assessora-cerimonialista tem a função de organizar, coordenar, acompanhar e supervisionar  todos (sem exceção) os serviços de terceiros e auxiliar a noiva na contratação do que ela realmente necessita fazendo isso de acordo com a possibilidade financeira e  realidade de cada uma! Somos nós as responsáveis pela ajuda e pela decisão final em conjunto com as noivas! Nós (com a nossa assessoria jurídica) que verificamos os contratos analisando as clausulas e as brechas que possam ter em cada contrato ( e ai vai a dica: Mesmo que você não tenha uma pessoa especifica que entenda de leis, principalmente de Direito do Consumidor é muito importante ler cada contrato com muito cuidado, grifando neles as duvidas que possam acontecer... e JAMAIS, jamais mesmo assine um contrato sem ler ou tomado pela empolgação do fornecedor, para casamento vale muito a regra de que quando a esmola é muito grande o santo desconfia! Confie desconfiando!) somente depois dessa analise é que o contrato é assinado.  Depois de contratado o serviço nós mantemos o contato com o fornecedor sendo ponte entre eles e as noivas, e elas só são responsáveis pelo pagamento e pela escolha de acordo com o gosto pessoal delas. Na pratica funciona assim: elas querem algo, nós buscamos, elas escolhem e a gente faz o pagamento por elas, ou elas mesmas fazem, mas a gente sempre ta por perto para que ninguém as enrole ou que levem gato por lebre! Rsrs Vocês não tem noção do tanto de gente corrupta que tem no meio dos eventos de casamento! Como trabalhamos com parceiros essas coisas raramente acontecem com a gente, na realidade só aconteceu uma vez com uma moça que fazia topo de bolo, trabalhou bem pra gente uma vez, na segunda.... Rham, recebeu e até ontem ela não entregou o biscuit (vai que hoje ela entrega NE? Srsr ) no mais nós sempre vamos só naqueles que  a gente já conhece ou aqueles que temos boas referencias!  E temos a nossa listinha negra de locais que não trabalhamos, preferimos não atender a noiva do que trabalhar em alguns cerimoniais ou junto com algumas pessoas.
Trabalhar como cerimonialista é muito bom, pois fazemos os sonhos das pessoas se realizar e a responsabilidade é imensa! E aproveitando que estamos tocando nesse assunto de responsabilidade eu abro um parênteses (bem grande)  para explicar uma coisa:
gente, ser cerimonialista é algo de muita responsabilidade e quero aproveitar para deixar bem claro que nós não contratamos pessoas avulsas para nos ajudar! Cerimonialista não é agencia de emprego rrs  (quem dera!) sempre e sempre a gente recebe e-mail, recado, msn de gente falando: Ah, mas eu to sem emprego!, ah me da uma oportunidade! Ah, preciso de fazer um extra! Srsr  Não dá! A gente não tem como contratar as pessoas assim!
Quem me dera que eu pudesse arrumar uma ocupação para todo mundo que me pede! Mas, pra trabalhar com a gente você tem que ter no mínimo o curso completo de etiqueta e de cerimonial e protocolos sociais! Menos do que isso não dá, pois as noivas entregam e confiam um momento precioso da vida delas nas nossas mãos, um momento que não permite o menor dos erros.. e por mais que possa parecer nós não trabalhamos com o acaso não, cada passo de um casamento é preparado por nós com antecedência,  muita cautela e cuidado para que o evento seja um sucesso,seja tranqüilo e acima de tudo: seja conforme sonhado! não é aleatório, não é sem conhecimento nem tão pouco de qualquer forma! Fazemos cálculos, planilhas, check lists e organizamo-nos pra isso.  Entendemos perfeitamente que as pessoas buscam oportunidades e sempre que possível ajudamos como podemos, mas para ser cerimonialista não basta ler na internet, não basta ver alguém trabalhando.. a pratica é muito alem do simples que possa parecer! Acredite é muita responsabilidade! E nós ralamos muito para sempre tentar melhorar e superar os nossos próprios limites esse papinho de oportunidade, não rola!PRONTO DESABAFEI rsrs !
 E esse conselho também vale para as noivas! Cuidado para quem você entrega o seu casamento; ultimamente tenho recebido muitas noivas decepcionadas com os profissionais que contrataram por euforia  e sem indicação e depois tem que amargar o prejuízo do valor já pago pras pessoas! E sinceramente a  gente não ta nem aí pra quem são esses profissionais eiu não procuro saber nem o nome, por que não me acrescenta em nada! Essa historia de ter medo da concorrência ou do trabalho dos outros não rola com a gente! Quem é bom fica no mercado.. quem não é o próprio mercado tira!
É  muito importante ressaltar que há uma diferença enorme entre contratar um profissional e pedir a uma amiga ou uma tia para executar aquilo que o profissional deveria fazer! Regras de etiqueta e cronograma de casamento com certeza vocês vão achar na internet mas o feeling que a pessoa tem com a experiência: nem o Google em toda a sua sabedoria é capaz de explicar! E para resumir o papo vamos a algumas responsabilidades de uma cerimonialista:
  • Organizar o casamento
  • Manter contato com os fornecedores
  • Verificar todos os contratos
  • Saber de todos os passos da noiva no dia do casamento, com horários!
  • Entender de iluminação, etiqueta,  decoração, flores,costura, doces, vinho, cardápio, moda... tendência de casamento, psicologia, antropologia e muito mais srs
  • Respeitar o gosto pessoal de cada noiva, mesmo que pra gente seja um atraso fazer certas coisas.. mas, se ela sonha assim: paciência, é o sonho dela! Srsr
  • Ser pontual
  • Anotar tudo sempre...
  • Fazer os cortejos
  • Estar sempre por perto
  • Ser invisível para os convidados e a sombra dos noivos!
  • Conferir todos os serviços contratados de acordo com o contrato.
  • Sorrir sempre.. mesmo que você esteja com fome ou com o pé doendo! Srss
  • Não sentir frio, calor, dor nos pés ou dor de cabeça no dia do casamento..
  • Pensar em todos os detalhes.
Srrs acho que só vou escrever isso.. tem tanta coisa importante! Mas, como a vida meus caros, a vida é uma caixinha de surpresas! srrs Dias atrás no casamento da Tatá e do Bruno, nós tivemos a compania de um fotografo profissional acompanhando o nosso dia para fazermos alguns registros especialmente para os leitores do nosso Blog, e o resultado vocês conferem agora.... Passo a Passo do dia de Duas Cerimonialistas:
M a k i n g- O f f !!  
Trajeto: Nesse dia foi logo após a enchente em vila velha, daí nos encontramos em vitória e começamos o nosso trabalho as 10hs da manha; Fomos pegar o Chrystian no Shopping, depois fomos no Ma ver a Tatá, almoçamos e depois fomos pro cerimonial... E pelo caminho: Fotos srrs 
Chegando no cerimonial.. Decisoes em conjunto; As definições de cada espaço. Nessa foto: Dalva Mariano ( decoradora) Léo Santos ( Dj) e Nós srrs 





Observando tudo e agradecendo a Deus pelo sol... 



Mãos a Obra ( e a gente adora uma obra srs ) Montando o Espaço Kids. 



Momento tenso: Opiniões Diferentes srrs ... 

Eu queria os pirulitos todos pendurados mais altos.. Ela queria todos mais baixos.. srsr 

Sem flashs que o assunto é sério srsrs 
Depois do espaço Kids... Vamos encher de pompons? srsr
 





E as Garrafinhas?? Repare nas garrafinhas que a Tatá embrulhou uma por uma! Carinho em tudoo! 





Detalhes do dia: 
Passando o contato para mais uma noiva (Ela foi la conhecer o espaço e ficou encantada) 

Organização das coisas.. Programa, telefone, pirulito com lacinho que a gente fez..  e a  cestinha das damas... 

Bagunçaaa! ssrrs 



A nossa cara de bobas ... 

Supervisionando os serviços e elogiando: Dalva Mariano. 

Detalhes... 

Tudo quase pronto... Lindo demais... 

Ligação do noivo... srsr 


Um Pouco da Noite..
.
Tem muitas fotos, mas vou deixar as outras pro proximo post rsrs 

Dona Terezinha... Destaque para o noss uniforme (pra de jarro) e a nossa headband! No clima da festa! srsr 

Quando não tem ar condicionado é assim... srrs 

Nós e os nossos segredos! Só a gente sabe srs 
Depois a gente coloca mais fotos  ta?? ssrrs Fiquem na expectativa...
Para facilitar vamos combinar o seguinte: Caso você tenha duvida sobre o que realmente é obrigatoriedade de uma cerimonialista deixe a sua pergunta nos comentários com seu e-mail que a gente te responde ta?
No mais.. Procurem profissionais que vocês receberam indicações e quebrem esse tabu de que cerimonialista é objeto de luxo! Quem já teve garante que é um dos melhores investimentos de um casamento!!!
Um ótimo fim de semana a todos!
Com o carinho de sempre..
Michelly de Oliveira & Nathiana Magalhães. 

9 comentários:

  1. Vcs são muito lindas e competentes!!! Parabéns, meninas!

    ResponderExcluir
  2. Meninas amei as fotos, lindas e divertidas!
    Eu tô mesmo querendo falar com vcs, queria pedir um orçamento mas não tenho seu e-mail.
    o meu é aniepaulovictor@hotmail.com

    beeijos

    ResponderExcluir
  3. Eu simplesmente amei este post , ainda vou tirar um tempinho para ver os blog inteiro pois definitivamente me apaixonei pela arte do cerimonial ... quero muito estudar para ser assim como vcs antes de mais nada vcs são de que estado? Eu sou de SP e gostaria de saber quais os lugares que posso faser este curso que vcs mencionaram ...
    Grata e apaixonada pela arte de Casar !!!

    Bjinhuss

    ResponderExcluir
  4. Vamos por partes rrsrs
    jUJÚ! muito obrigada pelo carinho de sempre! valeu memso!
    Ani, enviamos um e-mail para você com os nossos contatos e também um recadinho no orkut! qualquer coisa tambem pode nos ligar!
    Aline, nós somos de Vitória no Es. Aqui no estado o curso de cerimonial e protocolo é oferecido pelo senac. Em sao paulo você tem milhoes de empresas que dão esses cursos. Procure nas alianças francesas e italianas e tambem no senac daí!Pode nos enviar e-mail a vontade pra gente trocar informações ta? o nosso e-mail é contatocerimonialistas@gmail.com
    Um grande beijo e a todas, obrigada pelo carinho,
    Michelly de Oliveira & Nathiana Magalhães.

    ResponderExcluir
  5. um beijo enorme para vcs!!!, esse blog já está virando leitura obrigatória, de tão legal que é... parabéns meninas, e vamos para os 20.000 acessos..rs...

    sucesso pra vcs..

    Jayro Gandarella

    ResponderExcluir
  6. Hahaha! Obrigada por passar aqui viu? Rumoa aos 20.000 então!!!!
    obrigada pelo carinho Jayro!
    bjs!

    ResponderExcluir
  7. dorei o Post, bem diferente, uma visão por trás dos panos.. rsrs aonde a arte é tecida.... rs
    O making off showwww!
    Vocês mereciam fotos e mais fotos.. =D Ficam lá paparicando as noivinhas, ajeitando-as e nenhuma fotinha né!? injusto.. Adorei as fotos... quero ver mais.
    Leitura gostosa, adorei mesmo.

    Estão sempre de parabéns.
    Eu como noiva assistida por vocês só tenho que carimbar aqui o "EU RECOMENDO!" heheheh

    Beijooooooooooooos
    Menos de 2 meses... ui ui rs
    Gi

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostaria de saber se todo o trabalho é realizado só por vocês duas no dia do casamento e evento.

    Parabéns.

    Lúcia

    ResponderExcluir
  9. Olá lucia! Nós temos a nossa equipe.. quando o casamento é pra muitas pessoas , nós levamos as meninas! isso depende mt do publico que a gente vai atender, do espaço onde será a recepção e etc. temos uma equipe de até 6 pessoas para atender nos casamentos!!
    um beijo queridaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!