quinta-feira, 16 de junho de 2011

A Sua Majestado: O BOLO!!!

Olá  Pessoas Bonitas!!!!!!!!!
Como estão?
Dessa vez começamos o posto diferente.. sem a nossa tradicional fotinha de inicio!
Resolvemos mudar srsr E aproveitar para agradecer  todos os mais de 12.000 acessos! Que Lindo!!!!  Vocês são Demais!!!
E para comemorar...Decidir botar literalmente um clima de Festa nisso aqui srsrs 

E com 4 letras... O que não pode faltar em festa???
10 segundo pra pensar:

10 , 9 , 8 , 7 , 6 , 5 , 4 , 3 , 2 , 1 .....
Tempo esgotado... E ai? ja sabe o que é??? Ah sabia que você era espertas...  Isso mesmo:
                                      
B-O-L-O!!!!!


E hoje Não somente para conhecer mas também para degustar, fomos nós na triste e dura tarefa dos dias de degustações a favor das  noivas! 

E um trabalho tão massacrante esse nosso srsrs !
E lembramo-nos de vocês.. de que devem ter muitas noivinhas com  a "pulga atrás da orelha", sem dormir.. só pensando no Bolo! Mas levante as mãos pro Ceus se vocês conhecem esse bolo de hoje, por que a história do bolo de casamento é tensa srrs imaginem vocês que ele teve origem na Roma antiga e lá os romanos faziam um bolo de farinha, sal e agua e sabe o que acontecia? Esse "bolo" era jogado na cabeça da noiva... Imagina você Linda produzida e o povo jogando bolo esfarelado na sua cabeça srsrs Esses romanos.. srsrs E o pior não é isso, é que os convidados tinham que catar os farelos que não ficavam "grudados" na pobre coitada da noiva pra guardar como um amuleto de sorte  ( Essa parte deve ter um bucado de parentes que sabem, por isso que sempre tem "aquela Tia- Maaaaara" pra pedir um pedacinho de bolo pra comer no outro dia, gelado com café quentinho!  rsrs Posso ouvir o destaque no "tinhoooo" do quentinho do café srsr) mas, voltando aos romanos: Todo esse ritual tinha a simbologia de fertilidade e abundância!!!!!! Além dos romanos muitas outras culturas "ajudavam" a noiva nesse ritual jogando nelas trigo, farinha e até mesmo o bolo e depois as pessoas comiam os restos para terem sorte!
E a evolução foi acontecendo: os Britanicos levavam biscoitos para serem assados no casamento e no fim todo mundo levava pra casa, na idade média as pessoas levavam de casa pequenos pedaços de bolo e faziam uma pilha de pedaços em cima da mesa e ai os noivos tinham que se beijar por cima da mesa para garantir uma vida farta... Mas, como sempre tem um inovador, um jovenzinho ( pelo que eu entendi, britânco- por isso que eu amo os britânicos! srs) teve a grande ideia de colocar todos esses pedaços juntos e uni-los com um creme gelado, mas veio da franca esse modelo de bolo que conhecemos tradicionalmente hoje!
E hoje ele é um ícone dos casamentos, sempre ouço as pessoas falarem: Vamos lá ver o bolo srsrs
E como ele é um item indispensavel no seu casamento, vale a pena investir um tanto para que ele seja de fato o dos seus sonhos! E por isso vamos a um pequeno guia do que é necessario para a escolha perfeita do seu bolo de casamento!
Primeiro entenda que hoje em dia temos no casamento 2 bolos o bolo de corte que é um bolo geralmente com cobertura de uma pasta america ou de um glacê branco ( que pelas barbas do profeta não é de gordura hidrogenada srsr nem de clara srrs )  que fica escondiidinho no buffet ja cortadinho para agilizar o trabalho dos garçons e o bolo cenografico que é aqueeeeleeeeee de "isopor" que fica exposto! A base desse bolo nao é massa coméstivel é um isopor firme que faz o formato do bolo e nele são feitos trabalhos belissiiimos com a pasta americana. O que devemos observar no caso do bolo é a quantidade de andares, os recheios do bolo de corte, as cores.... e o topo!
Geralmente os bolos de casamento são de massa branca, mas hoje em dia também está super em alta tanto os bolos no meio a meio (metade de massa branca e metade de chocolate) como também os bolos só de chocolate, e os recheios... hummmmmmmmmmm!!!!!!!

RECHEIOS
Os recheio sempre mais usados são:

  • Coco com leite condensado;
  • Ganache de Chocolate ( uma especia de brigadeiro com um pouco de chocolate meio amargo)
  • Damascos
  • Pessegos
  • Nozes ( eu odeio, mas é o preferido do povo! srrs )
  • Creme de avelã (quase uma nutella!!) 
  • Baba de moça 
  • Doce de Leite 
  • Ganache de abacaxi 
  • Abacaxi com coco 
  • Brigadeiro 
Esses são alguns dos recheios mais usados e classicos, e pelo amor de Deus.. recheios como passas, ameixa, goiabada e etc são recheios simples,não para uma data especial como casamento. Devemos sempre equilibrar o "doce" do bolo intercalando os recheios entre um mais doce e outro menos doce! Não da pra colocar no mesmo bolo doce de leite, brigadeiro, coco com leite condensado e baba de moça.... equilibre! A sugestão para nao errar é que em um bolo de 4 camadas você coloque: a primeira e a ultima camada com o ganache de chocolate e as outras duas de coco com leite condensado e nozes, por exemplo! Dá uma equilibrada no doce e no preço srsrs 

TAMANHOS:
bom, o tamanho do bolo é um item muito importante de ser observado, na minha opinião o bolo de casamento por mais simples que seja tem que ter uma imponencia e por isso acho digno que tenha pelo menos 5 andares! Nada a mais e nada a menos! srrsrs. lembrando que no dia do casamento a noiva está de salto alto, cabelo com penteado.... e ganha com isso pelo menos 10 cm! A maior parte dos noivos são mais altos e ai nao dá pra fazer um bolo com 3 andares que é como um bolo de niver de 1 ano! srrs falei mesmo srsrs Creio que os 5 andares são necessarios, indispensáveis e principalmente dão todo o glamour ou bolo! 
E aqui está uma chave dos detalhes dignos de investimento: mais andares no bolo!As vezes a noiva quer economizar, não tem noção do que são 3 andares e aceitam fazer um bolo pequeno assim, resultado: Arrependimento total depois que você vê o resultado final! As vezes quando a gente olha um bolo ele parece que tem 3 ou 4 andares mas na verdade a base dele tem 4 ou 5, então opte pelos maiores... 
Gosto é gosto mas acho que o bolo tem que seguir uma linha sejam fitas e fitas, rendas e rendas.. não da pra colocar em um unico andar arabescos, poás e listas! Por que não espalhar os detalhes ao longo do bolo?? srsr nada mais digno srsr . 
                                                                                                                   ESPAÇO DO BOLO
acho muito importante também falar disso, como disse antes gosto é gosto, mas bom gosto é adquirido pelo olhar! Me dá um desespero total quando eu chego em um casamento e vejo a mesa de bolo com bolo, mil docinhos, formihas e sei la mais o que em volta... quando não, colocam petalas de rosa! Pensem comigo, se eu colocar em uma mesa um diamante e mais um monte de bijuterias em volta, você acha que as pessoas vão conseguir observar a beleza do diamante?? É obvio que não ne? Então lembrem-se sempre disso , o bolo é como uma joia e qualquer outra peça que seja colocada no entorno dele ofuscará seu brilho, por isso evitem essa história de pétalas de rosa, velas, doces, papéis e tudo que não seja o bolo na mesa do bolo! 
O espaço do bolo deve sim ter um ponto bacana de iluminação ( cuidado com o ofuscamento, canso de ver mesas de bolo com uma luz tão forte que atrapalha o flash dos fotografos! srrs ) uma mesa trabalhada ou uma mesa simples, mas lembrem-se de deixar o diamante de vocês brilharem.



















No mais, deliciem-se com a escolha do bolo (provem muiiiiiiiiiiitttttttttooooooooosssssss srrs ) e 
escolham aquele que a massa for mais leve, o recheio farto e que mais ficar na memória gustativa de vocês!!!!!!!
Espero que tenham gostado!  
Hoje, vamos  deixar nosso e-mail oficial para duvidas: Contatocerimonialistas@gmail.com 

Um super beijo, 
Com o Carinho de sempre,
Michelly de oliveira & Nathiana Magalhães. 

4 comentários:

  1. Eii meninas, estão sumidas!
    Ameeei as dicas e as imagens, super inspiradoras!

    beijos
    Ani
    aninoivinhafeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caraca! Poutz.. Esse post sobre bolos foi TUUUDO! Sou suspeita pra falar, porque todo casamento que eu vou, eu fico esperando o bolo, kkkk! Voces estão de parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  3. Eu queria um post sobre Torta de Pão de frango, aquela que coloca purê de batata em cima e confeita com batata palha. Pode ser!? kkkkkkkkk

    Super tendência... hehehehhehe

    Não sou de comer bolo, mas ele decora muito bem uma festa... Festa sem bolo não é festa!!! =D

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Respondendo em partes::
    Aniii!!! vc tb ta sumidinha daqui lindinha! como vc ta? que bom q vc gostou! bjs!

    Vivi! srsrs td mundo espera o bolo! Esperar é uma coisa.. pedir pra familia td é outra srsr ainda bem q vc nao pede srrss bjs!!!! obrigada pelo carinho!

    Bom, o comentário anonimo eu sei bem quem escreveu srsrs kkkk torta de pão no casamento.. sem comentários srsrs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!